Home > Impressão 3D > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Nossa sessão de perguntas e respostas deverá ajudá-lo se você é novo em impressão 3D ou se tiver algum requisito específico para seu projeto. Se sua dúvida não puder ser esclarecida aqui, envie um e-mail para contato@realize3d.com.br e responderemos.

O que é Impressão 3D? 

Impressão 3D é um termo geral para um processo que pode ser usado para criar objetos físicos, a partir da adição de pequenas quantidades de material .

Impressão 3D também é conhecida como prototipagem rápida e manufatura aditiva.

Uma impressora 3D cria um objeto  seguindo um modelo 3D, de forma precisa, adicionando material uma camada em cima de outra camada.

Quais são os benefícios da impressão 3D?

Comunicação rápida e eficaz de idéias de design.

Validação eficaz de design, ajuste, forma e função.

Menos falhas de design de produção e melhores produtos finais.

O que é FDM/FFF?

Fused Deposition Modeling ou Fused Filament Fabrication é um processo de impressão, baseado em extrusão de materiais termopláticos, que é aquecido/derretido e depositado por um bico,  camada por camada. O material vai então endurecer rapidamente dando forma ao objeto escolhido para ser impresso.

O que é Design 3D ou Modelagem 3D?

Design 3D ou Modelagem 3D é um termo geral para a criação de um arquivo em computador, que descreve um objeto físico.

Existem  softwares gratuitos e pagos para criar modelos 3D. Alguns gratuitos: Autodesk 123D Design , Google Sketchup , etc.  Alguns pagos: SolidWorks, Rhino, Zbrush, Autodesk Fusion 360, Google SketchUp PRO , etc. 

Todos os objetos impressos em 3D tem que primeiro existir como modelos 3D salvos em computador. Sem um modelo 3D, não é possível a impressão 3D.

Quais tipos de arquivo podem ser enviados?

Os tipos de arquivos aceitos para impressão 3D são  .STL e .OBJ . Esses tipos são padrão em modelos 3D. Os softwares de modelagem possuem opção para "salvar como" ou "exportar" nesses formatos.

Só quero imprimir minha idéia. Por que preciso de serviço de modelagem?

Uma impressora 3D precisa de um modelo 3D ou não consegue criar. Da mesma forma como uma impressora jato de tinta precisa de uma imagem a cores ou um documento texto, a impressora 3D precisa de um modelo 3D. Não é possível converter automaticamente uma teimagem normal em um modelo 3D. O desenho em 3D é a forma de fazer isso.

Qual o tamanho do objeto que pode ser impresso pela Realize3D?

Nossos equipamentos permitem tamanho máximo de impressão de 260mm x 200mm x 200mm    ou    220mm x 210mm x 200mm. Para impressão de objetos com dimensões maiores, o projeto 3D deverá ser dividido para ser impresso em partes, que depois serão montadas e coladas.

Detalhes com tamanho inferior a 1mm podem não ficar claros, distorcer ou quebrar no objeto impresso.

Em maquetes, recomendamos que a espessura das paredes seja de no mínimo 2mm.

Em que tipo de material vocês imprimem?

Nossos materiais mais comuns são ABS e PLA. 

ABS -  Acrilonitrila-butadieno-estireno.  Derivado do petróleo, aparência opaca.  

É um polímero bem rígido que oferece equilíbrio entre resistência e flexibilidade.

PLA -  Ácido polilático. Feito a partir do amido de milho ou cana-de-açucar. É  biodegradável, tem aparência brilhante. Mais frágil.

Vocês podem fazer impressão 3D em cores?

A maioria dos processos de impressão 3D é monocromática. Dependendo de como o projeto for feito ( dividido em partes) podemos usar uma cor em cada parte.

Quanto tempo será necessário para a impressão?

Peças pequenas normalmente estarão prontas em 2 ou 3 dias. Objetos grandes podem demorar mais.

Impressão 3D é muito rápido e barato?

Isso depende. Comparado ao processo normal de fabricação, sim é barato, mas cada peça impressa em 3D é feita exclusivamente para você. O preço não é comparável aos bens produzidos em massa.

© 2016 Realize3D Tecnologia. Todos os direitos reservados